(Entrevista com a presidente da talentos unidos – Selma Ferreira)

Com sede em Loulé, resultado da junção de um conjunto de ideias de um grupo de amigos, surgiu recentemente a Associação Talentos Unidos ou Associação “TU”.

VL – Como surgiu a ideia de criar esta Associação e em que consiste?
SF – A Associação surgiu da integração de ideias de um grupo de amigos, cada qual com o seu talento e vontade de estar mais atuante no seu meio envolvente.

VL – Quando foi criada esta Associação? Já está 100% funcional?
SF – Foi oficializada em julho de 2019 e neste momento, estamos já a funcionar a 100% e atualmente na fase de angariar mais membros, patrocinadores e simpatizantes.

VL – O que os motivou para formar esta Associação?
SF – Todos temos alguma experiência no associativismo e notamos que ainda há muito que fazer para melhorar a qualidade da formação específica, capacitação de jovens e adultos mais carenciados. O ensino regular faz o seu trabalho, dentro das possibilidades e normas impostas. Nós queremos fazer um trabalho direccionada para os jovens, para além de estarmos próximos deles para possam potenciar a sua formação.

VL – Quantos sócios constituem a Associação atualmente?
SF – Atualmente somos 11 membros, temos 4 empresas que nos apoiam financeiramente e alguns empresários que nos apoiam em situações pontuais. Também críamos parcerias com artistas locais para apoiar a sua divulgação e trabalho, assim como a nossa TU.

VL – Qualquer pessoa pode ser associada? Como tem que proceder?
SF – Sim, podem! E são bem-vindo. Basta enviar-nos uma mensagem da Associação Talentos Unidos, que nós enviamos o formulário de inscrição e o nosso NIB para o pagamento das propinas, que são de 7 euros mensais. Aceitamos também ideias de atividades inovadoras e/ou apresentação de situações que mereçam atenção.

VL – Existindo em Loulé mais de uma centena de Associações, entre elas desportivas, culturais, recreativas, sociais, etc, que “falta” vem colmatar a “TU”? Quais os principais objetivos?
SF – Queremos trabalhar especificamente com a capacitação de jovens, adultos e a sua relação com o mercado de trabalho, para criar maiores oportunidades de trocas, networking e aprendizagem, não só na região, mas em todo o país, pois alguns dos nossos parceiros não estão no Algarve. Os nossos principais objetivos são capacitar jovens e adultos para a vida social e para o mercado de trabalho, pela formação, contactos com profissionais de diferentes áreas e pelo networking.

VL – Que ideias pensam implementar inicialmente?
SF – Queremos que as pessoas reflitam sobre a importância do seu papel no seu meio envolvente, nos seus objetivos pessoais e como parte da sua cidade.

VL – E até onde querem chegar?
SF – Queremos trabalhar a nível local, nacional e internacional. Um pequeno gesto ou ação que possa fazer a diferença.

VL – Como tencionam levar a cabo as vossas iniciativas?
SF – Com o esforço dos membros dedicados, o apoio em doações e com muito trabalho. Estamos atentos para concorrermos a financiamentos europeus e nacionais. Queremos participar em campanhas e movimentos solidários dentro dos nossos objetivos. São muitas associações e achamos que podemos unir-nos a causas que não são exclusivamente nossas, assim cada um faz o melhor que pode e sabe, dentro da sua área de atuação!

VL – Na logística dos vossos eventos, com que recursos humanos contam? Utilizam também a ajuda de voluntário?
SF – Contamos basicamente com os nossos membros do quadro. Temos voluntários e já algumas empresas que nos apoiam na logística de alguns eventos para os quais somos convidados. Sempre que houver um tema relevante dentro dos interessas da “TU”, tencionamos participar. Estaremos a organizar algumas iniciativas neste ano. Apreciamos a ideia de ajudar empresas e pessoas a iniciar alguns dos seus projetos. Queremos ser o elo de ligação com o sucesso pessoal e profissional dos que trabalham com a “TU”. O nosso lema diz “NÓS estamos onde TU estás.”

VL – Que eventos já levaram a cabo?
SF – Iniciámos com um Workshop de promoção de alimentação saudável no verão passado, intitulado de “Funny Cook com Mafalda Teixeira”, que decorreu no Zoomarine. Atualmente estamos a trabalhar para que haja uma continuidade em 2020. Apoiámos uma jovem a ingressar no Politécnico de Beja, já participámos com a empresa Territórios Criativos, de atividades de Networking. Fomos a Lisboa para um evento de conexão entre empresários brasileiros, portugueses e americanos. Participámos em duas feiras de Natal para angariar fundos para jovens da Escola Secundária de Loulé e já temos mais eventos preparados.

VL – Que projetos tem já encaminhados?
SF – Para além da propina universitária, que a depender dos resultados a jovem, apoiaremos o seu 2º ano com livros e material, fizemos networking a gerar contatos e negócios, demos aconselhamento e informações sobre empreendedorismo, abertura de negócios e estamos a trabalhar na apresentação de dois projetos com fundos comunitários e privados para os jovens. Estamos a apoiar um jovem fotografo a revelar-se na profissão através da divulgação do seu trabalho e motivando-o a participar em concursos de fotografia. Estamos a assinar um acordo para criar um fundo para o “Empreendedorismo Feminino”, com parte do dinheiro angariado da venda do livro “O Código Secreto das Mulheres” de Rijarda Giandini, que servirá para apoiar a capacitação de uma jovem ou para o seu ingresso na universidade. Para além disto iremos oferecer uma formação em PNL em Lisboa, doada por um dos nossos parceiros.

VL – Sabemos que estão a anunciar um Golfe Solidário já para março. Fale-nos um pouco sobre este evento.
SF – O Golfe Solidário que irá decorrer no dia 29 de março, no campo de Golf dos Pinheiros Altos na Quinta do Lago, tem como objetivo angariar fundos para o “Fundo de Capacitação de Jovens”. Temos a sorte de contar com muitos apoios, as pessoas estão sensibilizadas para estas causas e estão dispostas a ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, que acreditam e pretendem que tenham um futuro brilhante. As inscrições para o golfe estarão disponíveis em breve. Fiquem atentos às nossas comunicações.

Leave a Reply